WARM UP!: COMO É DISPUTADA A F1?
- Formulando by Pedro Henrique
- Apr 18, 2022
- 5 min read
Conheça como funciona o campeonato, pontos e critérios de disputa da categoria número 1 do automobilismo!

Assim como tudo que aprendemos durante a vida, as coisas sempre começam de um princípio de entendimentos básicos a avançados! E é isso que essa nova série de textos e posts da sessão Warm Up do Blog Formulando irá propor a você que começou a acompanhar agora a Fórmula 1. Com textos semanais sempre com conteúdos explicativos e mais genéricos, onde veremos explicações, regras, contextos, curiosidades, termos, tudo pra você entender sempre mais as transmissões e se apaixonar ainda mais por esse esporte!
Para começar, hoje vamos falar do princípio de tudo: a categoria da Fórmula 1 e seu campeonato, como funciona, como é distribuição de pontos e como é decidido um campeão!
Embora você provavelmente já tenha assistido a uma corrida de F1, na sua TV aos finais de semana, ou em algum streaming ou até mesmo em vídeos pela internet. Talvez você já tenha se perguntado como funciona a F1? Sempre existem corridas, e um vencedor, mas como sei quem está ganhando ou perdendo, se toda corrida existem 3 colocados sempre? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que começam a acompanhar o esporte, e até mesmo o automobilismo no geral. O que torna o entendimento de todas essas questões mais fáceis é trazermos isso para um contexto conhecido, como o futebol.
Imagine que existe um campeonato de futebol, como o campeonato Brasileiro onde os times jogam todos os finais de semana, durante uma temporada determinada do ano, e ao final do ano, é eleito campeão o time que ao decorrer da temporada conquistou mais pontos, em esquema de pontos corridos (Vitórias, empates e etc.). Mas o que isso tem haver com a Fórmula 1? Bem, na verdade tem muito em comum. A F1 é um campeonato de pontos corridos, onde durante o ano as equipes (times e/ou escuderias), disputam pontos em todas as corridas, e que somado ao final da temporada decidem quem será campeã, vice campeã, terceiro lugar, quarto lugar e etc.
Agora que você sabe disso, você precisa saber que no grid da F1 existem dez times (equipes e/ou escuderias), e que cada time coloca na pista para disputa em todas as corridas 2 carros. Ou seja, se temos 10 times com 2 carros cada, temos um total de 20 carros correndo em todas as corridas no ano.
Uma curiosidade, nem sempre a F1 teve 10 times e 20 carros na pista, em seu passado a categoria já teve mais carros, até 1995 havia 26 carros no grid. Em um passado recente (Em 2010) a F1 já chegou a ter 24 carros, que depois foram diminuindo até o estabelecimento atual de 20 carros. Mansell um ex-piloto famoso de F1 que corria nos anos 80 e 90 com pilotos como Senna, Fittipaldi e até mesmo Schumacher, já disse em entrevistas recentes que adoraria ver o Grid ter novamente 26 carros disputando o campeonato como era comum nos anos 80/90.
O campeonato da Fórmula 1 se estabelece da seguinte forma então: 10 equipes disputam corrida após corrida em “esquema de pontos corridos” somar pontos suficientes para chegarem ao final da temporada como campeã. Porém, pontuar não é tão simples, existe uma regra de pontuação, entre os 20 carros que disputam as corridas apenas 10 podem pontuar. Sendo esses, os carros que chegam entre o primeiro e o décimo. E a regra de pontuação segue o seguinte padrão:
Primeiro lugar 25 Pontos
Segundo lugar 18 Pontos
Terceiro lugar 15 Pontos
Quarto lugar 12 Pontos
Quinto lugar 10 Pontos
Sexto lugar 8 Pontos
Sétimo lugar 6 Pontos
Oitavo lugar 4 Pontos
Nono lugar 2 Pontos
Décimo lugar 1 Ponto
Desta forma a cada corrida que o qualquer piloto terminar a corrida entre as 10 primeiras colocações ele soma pontos de acordo com a sua colocação. Exemplo: Se um piloto terminar três corridas em quinto lugar, ele terá acumulado 30 pontos. Se uma equipe conseguir que seus dois carros terminem em zonas de pontuação, os pontos de cada carro serão somados. Exemplo: A equipe McLaren terminou a primeira e a segunda corrida da temporada com seus carros em Terceiro e Quarto lugar respectivamente nas duas corridas. O piloto que terminou em terceiro lugar nas duas corridas somou 30 pontos e o segundo piloto da equipe que terminou em quarto lugar somou 24 pontos. Desta forma, a equipe McLaren somou em duas corridas 54 pontos.
Em suma, a pontuação do campeonato se faz desta forma. Porém, os pontos somados ao longo da temporada não elegem apenas a equipe campeã, os pontos também elegem o Piloto campeão da temporada. Então desta forma, podemos concluir que existem dois campeonatos dentro de uma temporada. O campeonato de equipes, e o campeonato de pilotos. Os pontos são os mesmos, porém, no campeonato de pilotos o que conta são os pontos que cada piloto soma durante a temporada. O piloto que mais somou pontos é declarado campeão da temporada de F1.
Você pode se perguntar, a única forma de pontuar em uma corrida é encerrando a corrida entre os 10 primeiros colocados? A resposta é Não!
Existe ainda uma forma de conseguir 1 ponto, mesmo não terminando entre os 10 primeiros. Para conseguir esse ponto, basta apenas que o piloto consiga manter até o final da corrida, o melhor tempo ou conhecido também como a “volta mais rápida”. A volta mais rápida é simples, ela é determinada através do tempo que um piloto demora para percorrer uma volta completa na pista. O piloto que fizer em menor tempo detém o título de “volta mais rápida” na corrida, e se conseguir deter esse feito durante toda a corrida, ou seja, não ser superado por mais ninguém, ele recebe 1 ponto ao final da corrida. Vale lembrar que mesmo pilotos que já estão entre os 10 primeiros podem conseguir esse 1 ponto a mais e somá-lo aos seus pontos. Exemplo: Um piloto termina em primeiro lugar na corrida, e ainda consegue fazer a volta mais rápida. Esse piloto terá ao final da corrida somando 26 pontos, sendo esses 25 por terminar em primeiro e 1 por ter feito a volta mais rápida durante a corrida, então 25+1=26. Simples assim.
Durante o ano de 2022 o campeonato terá 22 corridas, sendo essas sediadas em diversas cidades ao redor do mundo. Ao final deste ano qual será a equipe que terá somado mais pontos, e o piloto que somará mais pontos? Ainda não sabemos! Mas agora você poderá acompanhar as corridas, torcer e calcular quantos pontos seu time e seu piloto favorito estão conseguindo em cada corrida! Muito mais interessante de assistir agora não acha?
No próximo post do Warm Up vamos falar de como funciona o Fim de Semana de uma corrida de Fórmula 1, pois sim, a corrida não começa no domingo e acaba no domingo! Mas isso fica para nosso próximo texto! Até lá!
Valeeeeeuuuummm…
Comments