BRUNA TOMASELLI: O BRASIL ESTÁ NO GRID!
- Formulando by Pedro Henrique
- Apr 18, 2022
- 6 min read
Entrevistamos a Brasileira Bruna Tomaselli, o nome BR que irá disputar a WSeries carregando nossa bandeira!! Confira tudo agora!

O automobilismo brasileiro ganhou um novo capítulo neste ano não somente dentro do campeonato da Fórmula 1, mas também, com todas as novidades que a categoria vem trazendo através dos apoios e campanhas que começam a ser introduzidas na nova era da F1. Entre elas a Race as a one, é a mais recente notícia de que a WSéries, categoria exclusivamente feminina de fórmula (equiparável a fórmula 3 europeia), homologada pela FIA e que tem intenção de promover mulheres no automobilismo a fim de tornar o mundo das corridas mais justo e igualitário, irá a partir de 2022 dividir o calendário com a Fórmula 1, como evento de apoio. Assim como a Fórmula 2 e a Porsche Cup Series.
Mas, a notícia não veio apenas com a alegria de ver a Wseries ser incluída como categoria de apoio a F1, mas também, que no ano de estreia da WSeries junto a F1 teremos uma representante BR no grid!
E com muito orgulho foi anunciado que a piloto Bruna Tomaselli irá pilotar nesta temporada representando a bandeira verde e amarela! E com essa notícia, o Blog Formulando chamou a jovem piloto para conversar um pouco sobre suas expectativas, experiências e um pouco mais sobre a vida dela dentro e fora das pistas!
Então, sem mais delongas, confira abaixo a entrevista da Bruna Tomaselli!
------------------------------------------------------------------
Formulando - Olá Bruna, primeiramente é com enorme prazer e felicidade que venho entrevistar você, é uma alegria imensa ver o Brasil ser representado por você nessa categoria, não somente pela representatividade nacional, mas pela representatividade feminina no automobilismo. Mas para começar, conte para nós como começou seu amor pelo automobilismo, e seus primeiros passos nas competições.
Bruna - Olá a todos! Bem, eu sempre gostei muito de carros e corridas. Quando eu tinha 7 anos de idade ganhei meu primeiro kart e foi aí que comecei a treinar e a competir. No começo, eram corridas menores e com o tempo comecei a competir em campeonatos maiores.
Com 15 anos comecei a competir de fórmula, fiz dois anos de Fórmula Jr e terminei um ano em 5 colocada e no seguinte em 4 colocação no campeonato. Depois dessa experiência, corri por dois anos na F4 Sul Americana em um desses anos terminei na 4 colocação, logo depois em 2017, comecei a competir nos EUA, na USF2000. Essa é uma das categorias de acesso à Fórmula Indy no Road to Indy. Em 2019, fiz minha terceira temporada na USF2000 e terminei o ano na oitava colocação do campeonato. No final de 2019, fui selecionada para competir na WSeries em 2020. E hoje nesta temporada serei piloto WSeries.
Formulando - Avaliando sua trajetória desde o começo até agora, como você se sente representando o Brasil na modalidade WSéries?
Bruna - É muito orgulho poder representar o Brasil e a América do Sul na WSeries, espero poder trazer bons resultados para o país e poder inspirar cada vez mais mulheres no esporte.
Formulando - Bruna, muitas pessoas que acompanham e amam automobilismo, às vezes se perguntam como é ser piloto, como é pilotar um supercarro, competir, viajar etc. Você poderia nos contar um pouco de como é sua rotina de atleta e preparação?
Bruna - Minha rotina como atleta se baseia em muito treinamento. Eu treino a parte física na academia todos os dias, uso simulador e também treino de kart toda semana. Antes das competições, o piloto também precisa estudar a pista onde vai competir, para chegar lá sabendo o máximo de informações e detalhes da pista.
Formulando - Ainda pensando na pergunta anterior, pensando sobre como é o dia-a-dia de piloto, gostaria que você contasse um pouco sobre você Bruna! O que você gosta de fazer quando não está correndo?
Bruna - Eu gosto de praticar esportes, gosto de jogar futebol, ficar com minha família e com meus amigos, e claro, cuidar e ficar um tempo com minha cachorra.
Formulando - Fora o automobilismo em sua vida, você tem outros projetos paralelos? Você já pensou alguma vez em seguir outra carreira? Se sim, qual?
Bruna - Atualmente eu estou cursando jornalismo, e estou quase me formando, mas isso é um plano B. Meu foco principal é o automobilismo, a WSeries e minha carreira de piloto.
Formulando - Bruna, falando um pouco da sua carreira na WSeries este ano, como que funcionou e quais são os parâmetros que são utilizados que são utilizados para classificar, ou para dar a oportunidade de correr nesta categoria? Como funciona o processo de entrada e teste?
Bruna - Eu me classifiquei para a WSeries em uma seletiva que aconteceu em setembro de 2019, em Almeria, na Espanha. Foram 5 dias de testes, 3 dias de testes na pista com os carros, e os outros testes fora da pista, com atividades de testes físicos, e algumas conversas técnicas com engenheiros. Nesta seletiva haviam 15 pilotos para 8 vagas. E para a decisão entre as que seriam selecionadas, foram avaliados diversos requisitos, praticamente tudo que se avalia em um piloto de alta performance, como: Tempo de pista, evolução e diversas coisas, além do trabalho desenvolvido e como resultado após esses testes eu consegui ser uma das selecionadas para essa temporada!
Formulando - Entre todas as outras pilotos que estão no Grid neste ano, você já competiu ou já correu ao lado de alguma delas? O que você espera em termos de rivalidade?
Bruna - Eu nunca cheguei a competir diretamente contra nenhuma das outras pilotos que estão no grid, conheço algumas e acompanho a maioria. São todas pilotos de excelente qualidade e muito boas, eu acredito que será um ano muito competitivo para todas nós.
Formulando - Bruna, pensando na temporada de 2021, quais são os objetivos que você visualiza para esse ano e os próximos? Se estabelecer na Wseries, ou pretende ir para outra categoria após, como: F3, F2, ou outras categorias de stock ou turismo, por exemplo?
Bruna - Para esse ano, meu objetivo principal é me manter entre as pilotos que já ficam selecionadas para a próxima temporada da categoria. Além disso, quero aprender muito e buscar o máximo de pódios e vitórias possíveis. O meu foco hoje está totalmente em aprender e mostrar o meu melhor na categoria da WSeries.
Formulando - Olhando para o calendário de 2021, qual das pistas você encara que será mais difícil de correr, e, qual das pistas você acredita que será mais tranquilo, ou que tenha maior familiaridade?
Bruna - Eu ainda não conheço nenhuma das pistas, acredito que todas serão um desafio, mas também estou muito ansiosa porque são circuitos históricos da F1.
Formulando - Aproveitando sobre F1, como você avalia a inserção da Wseries na programação de final de semana da F1! Assim como a F2, você acredita que essa abertura poderá incluir mais mulheres no grid da F2 e até mesmo na F1 a médio ou longo prazo?
Bruna - Acho que é muito bom para a categoria e para as pilotos no geral, isso porque essa inserção ao calendário, como categoria de apoio, vai dar muita visibilidade a WSeries, e consequentemente isso irá abrir oportunidades para as próximas categorias.
Formulando - Eu fiquei muito feliz em saber que a F1 decidiu incluir a WSeries em seu calendário, isso demonstra o interesse em incluir a presença das mulheres no Grid. Pensando nisso, como você vê que a inclusão das mulheres no automobilismo como protagonistas é vista atualmente?
Bruna - Desde que eu comecei a correr de kart até hoje eu já vejo uma melhora no universo do automobilismo em relação a mulheres no esporte. Hoje temos mais pilotos, mais mulheres trabalhando em equipes e acho que isso tudo soma para uma melhora no esporte e a WSeries é um ponto muito importante para ajudar a inspirar mais mulheres no automobilismo!
Formulando - Finalizando nossa entrevista, gostaria muito que você deixasse uma mensagem para todas as pessoas, que assim como eu, torcem muito por você na Temporada de 2021!
Bruna - Eu gostaria muito de agradecer o apoio de todos, será um ano muito competitivo e de muita velocidade. Espero poder representar bem o Brasil e todas as mulheres também na WSeries. Muito Obrigada!
--------------------------------------------------
A entrevista com a Bruna Tomaselli nossa representante Brazuca na WSéries foi muito boa, e deixamos aqui nossa torcida em grande peso para você bruna! O Blog Formulando deseja a você uma enorme temporada em 2021 e muito mais! A todos leitores, fiquem de olho porque iremos falar muito mais da Wseries no Blog e da Bruna também!
Valeeeeeeuuuumm…
Comments